Menu / Politica

Nmeros do Ibope em Fortaleza, mostram o acirramento 43% x 43%


Nesta segunda pesquisa sobre a disputa na Capital cearense, os dois candidatos esto com os mesmos percentuais Trs dias antes da votao para eleger o novo prefeito de Fortaleza, o Ibope apresenta o 

Os entrevistadores do Ibope estiveram em campo entre os dias 21 e 23 últimos e ouviram um total de 805 eleitores maiores de 16 anos, representando os mais diversos segmentos do eleitorado fortalezense. Para cumprir ao que determina a legislação eleitoral, a pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Neste momento, diz o relatório do Ibope, os candidatos Elmano de Freita e Roberto Cláudio aparecem numericamente empatados com 43% das menções cada um. Sem considerar os eleitores que declaram a intenção de votar em branco, os que afirmam anular o seu voto e os que ainda se declaram indecisos, cada um dos candidatos têm 50% dos votos válidos.

Na rodada anterior, realizada para a TV Verdes Mares, também integrante do Sistema Verdes Mares, entre os dias 15 e 17 de outubro, os dois candidatos apareciam tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa. Naquela oportunidade Roberto Cláudio tinha 41% contra 39% de Elmano de Freitas. Na pesquisa agora publicada 11% dos eleitores declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, enquanto 3% não opinam a respeito.

Destaques

Apesar de estarem numericamente empatados para o total da amostra, nota-se que as intenções de voto de cada um dos candidatos não são homogêneas em todos os segmentos analisados, afirma o relatório do Ibope.

Comparando-se os resultados da atual pesquisa com o observado na pesquisa anterior, realizada para a TV Verdes Mares, nota-se que o segmento em que as intenções de voto em Elmano crescem mais é o de eleitores de 40 a 49 anos: 14 pontos percentuais, indo de 33% para 47%. Neste grupo, o candidato petista tem 9 pontos de vantagem em relação ao postulante Roberto Cláudio.

Outro segmento em que Elmano está mais à frente do candidato do PSB é o de eleitores que cursaram até a 4ª série: o petista tem 48% das menções, 10 pontos percentuais a mais do que Roberto Cláudio (38%).

O representante do PSB na disputa, Roberto Cláudio, por sua vez, se destaca no grupo de eleitores com idade entre 30 e 39 anos: as menções a ele cresceram 12 pontos percentuais em uma semana, atingindo 48%, contra 39% de Elmano
Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1196278
  25/10/2012 09:56:39

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .