Menu / Politica

Datafolha aponta empate tcnico na disputa a prefeito de Fortaleza


Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) aparecem tecnicamente empatados na disputa do segundo turno em Fortaleza, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal "O Povo" Na situação em que Elmano estivesse próximo do limite mínimo, e Claudio, de seu máximo, os dois estariam empatados em 40% ou 39%.

Nos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, o petista aparece com 53%, ante 47% do candidato do PSB. No primeiro turno das eleições, Elmano obteve 25% dos votos válidos, contra 23% de Claudio.

O Datafolha mediu a rejeição dos candidatos: 41% não votariam de jeito nenhum em Claudio, e 38%, em Elmano.

A eleição em Fortaleza tem como um dos principais ingredientes a disputa entre as máquinas oficiais.

Elmano tem o apoio da atual prefeita da cidade, a petista Luizianne Lins, enquanto Claudio tem como principal cabo eleitoral o governador Cid Gomes, também do PSB.

Segundo o Datafolha, dos eleitores que avaliam positivamente a gestão de Luizianne, 66% declaram voto em Elmano, contra 20% em Claudio. Já os que avaliam como ruim e péssima a administração da petista, 54% declaram voto em Claudio, e 17% no candidato a prefeito do PT.

Outro ingrediente é a nacionalização da disputa.

A corrida PT versus PSB se transformou em algo além de Luizianne contra Cid e contra seu irmão Ciro Gomes.

O ex-presidente Lula, por exemplo, após insistência da campanha petista, subirá no palanque de Elmano na próxima terça-feira.

Pelo lado do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do partido, também é aguardado na semana que vem na cidade.

Na corrida do segundo turno, o candidato do PSB recebeu o apoio de partidos como PDT e DEM, enquanto Elmano, sem nenhum novo apoio, aposta na visita de Lula.

Segundo o levantamento, a maioria dos que disseram ter votado nos candidatos do PDT (Heitor Férrer) e do DEM (Moroni Torgan) no primeiro turno agora declara voto em Roberto Claudio.

O Datafolha ouviu 1.281 eleitores em Fortaleza. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número CE-00180/2012.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/1170957-datafolha-aponta-empate-tecnico-na-disputa-a-prefeito-de-
  18/10/2012 08:54:03

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .