Menu / Sade

Pesquisa americana descobriu que protena presente na banana pode prevenir o HIV


A lectina BanLEc, presente na fruta, um inibidor natural do vrus HIVFamosa por suas propriedades nutritivas, a banana agora se tornou uma arma potente na prevenção da AIDS. Um estudo americano da Escola de Medicina de Michigan, nos EUA, descobriu que a lectina BanLEc, presente na fruta, é um inibidor natural do HIV, o vírus transmissor da doença. A banana, portanto pode prevenir a transmissão sexual do vírus.

A pesquisa publicada na revista "Journal of Biological Chemistry" explica que o BanLec bloqueia a ação do vírus HIV antes que ele possa se fixar às células sanguíneas. As lectinas como a BanLec têm despertado interesse cada vez maior dos pesquisadores justamente por serem uma classe de proteína que se liga a carboidratos e é capaz de identificar invasores. Dessa forma, quando um vírus aparece, ela pode ligar-se a ele impedindo a propagação de infecções.

No caso do vírus HIV, a BanLec pode ligar-se à cobertura rica em carboidratos do vírus e bloquear sua propagação no corpo humano oferecendo uma proteção mais ampla. Outra vantagem da proteína da banana e que ela poderá deixar o tratamento mais barato do que os atuais coquetéis anti-AIDS.

O uso de um microbicida- produto que destrói os micróbios- à base de BanLec em forma de gel ou creme a ser espalhado nos órgãos sexuais masculino ou feminino, pode ser um grande ganho no combate à disseminação da AIDS. Os cientistas informam no entanto que vai demorar um pouco para que o uso clínico do BanLec seja possível.
maior  |  menor
 

Fonte:http://www.acritica.com/vida/Saude_0_328167235.html
  02/09/2010 11:50:03

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .