Menu / Sade

Calor Proteja sua sade contra os raios solares


Proteja sua sade contra os raios solares Mos no rosto, sombrinhas, jornais e at pastas de trabalho. Assim o cearense tenta se proteger da radiao solar. Cada um d o seu jeito, faz o que pode. A

Calor

Proteja sua saúde contra os raios solares

 Mãos no rosto, sombrinhas, jornais e até pastas de trabalho. Assim o cearense tenta se proteger da radiação solar. Cada um dá o seu jeito, faz o que pode. Ao andar pelo Centro da cidade, é fácil perceber como as pessoas tentam se proteger dos raios solares. Mas muita gente não sabe como se proteger da forma adequada.

O POVO mostrou, na edição de ontem, que a incidência de raios ultravioleta atingiu índice máximo nos últimos dias, em Fortaleza. E não é de hoje. Há um bom tempo o cearense vive nessa circunstância. O estado, por situar-se próximo à linha do Equador, registra estes índices constantemente. De acordo com o meteorologista Jonathan Cologna, da Somar Meteorologia, empresa paulista responsável pelo estudo, a variação de radiação em Fortaleza é de 10 a 14 (índice máximo) durante todo o ano. ``A variação existe, mas é pequena. Tudo depende da nebulosidade``, diz o estudioso.

E quem sofre é a população. ``Está pegando fogo. Não aguento mais``, diz Benedito Isidoro, de 32 anos, enquanto segura uma sombrinha para proteger a esposa e o filho de 10 meses. A atitude de Benedito é correta. Porém, ele confirma que não costuma usar outro produto fundamental: o filtro solar.

A pele é a parte do corpo que mais sofre com o sol. De acordo com o dermatologista Paulo Cid, a incidência do sol pode provocar o envelhecimento precoce, entre outros problemas. ``Os raios podem provocar uma alteração imunológica que facilitam a Herpes e o Pano Branco``, explica.

Mas não é só a pele que sofre. O oftalmologista Breno de Holanda diz que algumas doenças nos olhos são causadas pela radiação solar. ``A Catarata, o Pterígio e a Degeneração Macular são as três principais doenças que podem aparecer por conta dos raios solares``, explica Holanda. ``A forma de evitar é usando óculos escuros de qualidade. Não adianta usar óculos com lente ruim``, finaliza.

EVITE AS DOENÇAS DE PELE

Dicas gerais:
> Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;

> Usar sempre filtro solar, passando pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol

> Usar o filtro apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas;

> Procure lugares com sombra, sempre que possível;

Vestuário:
> Usar chapéus de abas largas;
> Usar camisas de camisas de manga longa;
> Usar calça comprida
> Usar óculos escuros

Auto-exame:
É possível fazer um auto-diagnóstico. Veja como:

Sintomas:
> Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;
> Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
> Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
> Mudança na textura da pele ou dor.

Como identificar:

> Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo;

> Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;

> Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas;

> Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos;

> Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;

> Também com o auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.

 

 


Fonte:http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/956803.html
  26/02/2010 10:01:47

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .