Menu / Materias/Documentarios

Lagoas, rios e nascentes no bairro Jardim das oliveiras


Esta a segunda reportagem que teremos como foco os pontos Hdricos (de gua) que fazem ou fizeram parte desta comunidade.    Na reportagem anterior falamos dos açudes do Sitio tunga ou sitio do Fernando Macedo, como e mais conhecido. Nesta, visualizaremos o açude do Zé Luiz, este é localizada no encontro da Av. Léa Pompeu, com a Rua Francisco Chagas Mendes, na localidade Marica de Mata, aqui no Jardim das Oliveira. Este pequeno açude é abastecido pelas águas do sangradouro que vem do Sitio  do Fernando Macedo,  que passa pela Boba ate chegar ao seu destino. (Aqui na comunidade Av. Léa Pompeu é  mais conhecida como Beco da boba.). Este pequeno açude (ver na foto) já esta agonizando, pois o canal por onde passava as águas que o abastecia foi parte desviada ou soterrada por construções imobiliárias na área.
A comunidade também tem contribuído negativamente para manutenção deste espelho de água, pois vários esgotos são direcionados para o açude, transformando o local em um amontoado de entulho, lixo, insetos e muito mato, onde poderia ser um excelente local para lazer.  
Boba; Não encontrei a tradução no dicionário, mais para nós o sentido era uma passagem de água onde tinha uma pequena ponte de tijolos.
Ass. Domingos Silva                             

Fonte:://www.bairrojardimdasoliveiras.com.b
  22/03/2011 18:11:46

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .