Menu / Apoios Social

Programa Leite Fome Zero oferta 36.745 litros em Fortaleza


Em setembro deste ano, foram distribudos 36.745 litros de leite em Fortaleza, atendendo 1.332 pessoas. Um ms antes, em agosto, o total distribudo foi de 30.696 litros para 1.107 pessoas, o que repr O titular da Setra, Cláudio Ricardo, observa que o principal mérito da iniciativa é oferecer o alimento para aqueles que mais necessitam. Da oferta mantida pela Secretaria, cerca de 30% são oferecidos para entidades filantrópicas. Atualmente, há um edital aberto para novos inscritos. O leite é adqurido no interior do Estado junto aos pequenos produtores, que integram programas de agricultura familiar. Na captação, que é coordenada pela SDA, busca-se pagar um preço junto aos produtos, evitando assim proteger o agricultor.

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro de Jardim das Oliveiras, há 20 famílias que recebem 1 litro de leite por dia. A oferta poderia ser maior, mas a demanda atendida é exatamente aquela que participa dos projetos sociais do Centro e que estão inseridas no Casdasto Único dos Programas Sociais, ou seja, das famílias que têm uma renda de meio salário mínimo por pessoa. Assim como nos demais pontos de distribuição, o atendimento é feito para crianças de dois a seis anos, gestantes e idosos.

A coordenadora de Segurança Alimentar da Setra, Sarah Estrela, explica que o atendimento é feito prioritariamente para aqueles que participam de outros programas mantidos pelos Centros de Referências, tais como o Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos Familiares e o Programa de Acompanhamento Integeral Domiciliar.

Maria Rodrigues Lima, de 59 anos, residente na Rua da Penha, faz parte de um segmento atendido pela carência alimentar. Com o marido portador de câncer, a renda familiar tem sido insificiente para suprir a necessidade de uma dieta necessária para o enfermo. "Esse programa caiu do Céu. Sem ele, não haveria como a gente suportar tanto sofrimento", disse.

Viúvo e casado pela segunda vez, o servente Airton Torquato da Silva, 60 anos, diz que o leite tem sido um elemento importante na alimentação dos dois filhos pequenos, de 4 e 5 anos de idade. "Vivo de bico. Além do bolsa família, ganho cerca de R$ 100,00 por trabalhos extras, quando esses aparecem", disse. Também residente no Jardim das Oliveiras, precisamente na Vila Cazumba, Maria de Fátima Sousa Ferreira, 28 anos, casada e mãe de dois filhos (4 e 7 anos), também não esconde o entusiasmo por encontrar o produto gratuito toda a semana. "Essa é uma certeza que meus filhos não irão passar fome", disse.

Saiba mais

Para participar do programa, deve-se procurar o CRAS mais próximo. Podem receber o benefício pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, crianças de dois até 6 anos de idade, gestantes, nutrizes até 6 meses após o parto e idosos, a partir de 60 anos de idade. Cada beneficiário tem o direito de receber 1 litro de leite por dia, com limite de até dois beneficiários por família. A entrega do leite acontece nos CRAS, às terças e sextas-feiras.

O programa tem como objetivo propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar. Desenvolvida com recursos do Governo Federal e executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário em parceria com os municípios, a iniciativa é realizada, em Fortaleza, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra) e tem como parceiros as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O programa é caracterizado pela compra de leite bovino de agricultores familiares e doados às pessoas que atendam aos critérios predeterminados.

Fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/programa-leite-fome-zero-oferta-36
  20/11/2014 09:24:50

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .