Menu / Apoios Social

MOTORISTA POPULAR Detran garante CNH gratuita a jovens carentes


O programa do Departamento contempla, inicialmente, candidatos de quatro bairros de Fortaleza

Os 400 candidatos selecionados dos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Conjunto Ceará e Genibaú realizaram exames médicos e captura de imagem, na manhã deste sábado, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Essa é a terceira etapa do processo de emissão gratuita de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os aprovados nesta fase ainda terão que se submeter a aulas teóricas, prática de direção e exame de prática de direção nos Centros de Formação de Condutores antes de receberem a CNH.

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-CE, João Bezerra, essa é a primeira vez que moradores de Fortaleza são contemplados com o Programa de Motorista Popular. Para este ano, deverão ser emitidas, gratuitamente, 42 mil CNHs para os 184 municípios cearenses, incluindo as 15 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. No ano passado, o programa beneficiou 25 mil pessoas de 70 municípios cearenses.

Para ter acesso ao programa, os interessados devem fazer a inscrição no site do Detran-CE(www.detran.ce.gov.br). A inscrição só é validada quando o candidato preenche os critérios necessários.

Entre eles, deve ser inscrito no programa Bolsa Família; ser aluno de escola pública (estar matriculado há seis meses ou ter terminado o ensino há um ano; ser portador de deficiência física, mas com condições de conduzir um veículo.

Com essa iniciativa, o Detran-CE, explica João Bezerra, espera atender as populações mais carentes do Ceará. "Além de ser uma economia de dinheiro (o custo de uma CNH, hoje, é R$ 1 mil), o programa tem possibilitado a geração de emprego para muita gente", avalia Bezerra.

Estudante do bairro Bom Jardim, Karen Vasconcelos Sales, 21 anos, era uma das candidatas que estava na fila dos exames. "Acho uma boa ideia porque é muito caro para se retirar uma carteira de motorista e muita gente não tem condições financeiras", comentou.

Outro candidato que estava com muita expectativa de ser aprovado era Glauber Ferreira, 22 anos, estudante e residente no Bom Jardim. "É uma oportunidade única, facilita muito a vida de gente não tem recursos para obter uma carteira de motorista", ponderou ele.

As etapas do processo da emissão da CNH levam uma média de 12 meses. Já foram validadas as inscrições para os candidatos selecionados dos bairros Granja Portugal, Parque São José, Canindezinho, Siqueira, Conjunto Esperança, Parque Santa Rosa, Presidente Vargas e Vila Manoel Sátiro. Neste ano, candidatos de mais de 20 municípios já tiveram suas inscrições validadas ou já realizaram os exames médicos ou estão fazendo as aulas teóricas.

MARCOS SAUDADE
REPÓRTER

Fonte:
  18/04/2010 11:28:30

© 2010. Todos os direitos reservados ao Portal - Bairro Jardim das Oliveiras
O portal de notícias da comunidade mais completo e atualizado.
Desenvolvido por Ronaldo de Paula - Soluções web .